Amigurumi


Amigurumi é uma técnica japonesa para criar bonecos feitos de crochê. A origem do termo vem da contração de duas palavras: amimono, que quer dizer crochê ou tricô, e nuigurumi, que significa brinquedo de pelúcia.


Originalmente, os amigurumis eram bonecos feitos de crochê com no máximo 15 cm, eles não tinham feição ou tinham apenas olhos. Eram um tipo de brinquedo antropomórfico (pedagogia Waldorf), onde as crianças deveriam criar identificação e imaginar rostinhos felizes, tristes, etc. sem serem induzidas pelos rostos já pintados (e sempre sorridentes) das bonecas tradicionais.

Na década de 80, lá no Japão, um amigurumi da paixão nacional, a Hello Kitty, fez com que a técnica voltasse a ser lembrada, conquistando o mundo e, hoje em dia, o céu é o limite para o que se pode criar a partir desta técnica incrível!

Eles podem ser miniaturas colecionáveis, objetos de decoração e até lembrancinhas para nascimento, chá de bebê ou aniversário. Lá no Japão, além de bichinhos e bonecas lindas, a técnica de amigurumi também é usada para criar pratos de comidas, doces, frutas, legumes, entre outras coisas que servem para as crianças brincarem de casinha.